Governança Corporativa

Conselho de Administração e Diretoria

A administração da Concessionária Rota das Bandeiras S.A. é exercida pelo seu Conselho de Administração e pela sua Diretoria.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto de no mínimo três e no máximo sete membros a serem eleitos e destituídos a qualquer tempo pela Assembleia Geral, com um mandato de dois anos, admitida a reeleição. O Conselho de Administração terá, além dos poderes previstos no Artigo 142 da Lei 6.404/76, as seguintes competências:

  • fixação da orientação geral dos negócios da Companhia;
  • análise e manifestação sobre o relatório da administração e as contas da Diretoria;
  • eleição e destituição dos Diretores da Companhia, bem como a definição dos poderes e atribuições da Diretoria, observadas as atribuições previstas neste Estatuto Social;
  • convocação de Assembleias Gerais;
  • contratação pela Companhia de empresa de auditoria independente;
  • abertura, transferência ou encerramento de filiais, escritórios e dependências;
  • aprovação do Plano de Negócios e suas alterações;
  • a aprovação da celebração de atos, contratos ou assunção de quaisquer obrigações pela Companhia (considerando o ato isoladamente ou um conjunto de atos de mesma natureza realizados em um mesmo exercício social) que não estejam contemplados no Plano de Negócios, ou não consistente com a proposta apresentada no âmbito da Concorrência, e que superem R$12.000.000,00 (doze milhões de reais);
  • aprovação de investimentos superiores aos previstos no Plano de Negócios aprovado;
  • aprovação da alienação, oneração ou aquisição pela Companhia de direitos ou bens, móveis ou imóveis, cujo valor (considerando o ato isoladamente ou o conjunto de atos de mesma natureza em um mesmo exercício social) supere R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais);
  • a outorga, pela Companhia, de quaisquer avais, fianças ou outras garantias em relação a obrigações de terceiros, inclusive em benefício de qualquer acionista, conselheiro ou diretor da Companhia;
  • observadas as restrições do Contrato de Concessão e deste Estatuto Social, aprovação para contratação pela Companhia de empréstimo ou financiamento cujo valor (considerando o ato isoladamente ou conjunto de atos de mesma natureza) supere R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais);
  • aprovação e/ou alteração de qualquer negócio de qualquer natureza entre a Companhia e/ou qualquer de suas controladas ou coligadas, com qualquer acionistas e/ou controladas ou coligadas de qualquer acionista, ou ainda com qualquer dos membros do Conselho de Administração ou da Diretoria;
  • ajuizamento de qualquer ação judicial em face do contratante no âmbito do Contrato de Concessão;
  • a individualização da remuneração dos membros do próprio Conselho de Administração e da Diretoria da Companhia.

Diretoria

Os Diretores da Companhia são responsáveis pela administração executiva diária da Companhia, tendo responsabilidades individuais estabelecidas pelo Estatuto Social.

De acordo com o Estatuto Social, a Diretoria será composta de no mínimo dois e no máximo dez Diretores, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração.

Os Diretores são eleitos para um mandato de dois anos, admitida a reeleição e exercerão suas funções até a eleição e posse de seus substitutos.

Compete aos Diretores a representação da Companhia, em juízo ou fora dele, seja ativa ou passivamente, perante terceiros e repartições públicas federais, estaduais ou municipais, bem como para a prática de todos os atos necessários ou convenientes à administração dos negócios sociais, e a prática dos atos regulares de gestão que lhes são atribuídos por lei e pelo Estatuto Social da Companhia, nos limites do Contrato de Concessão.

Além disso, compete à Diretoria deliberar sobre a propositura de distribuição de dividendos antecipados ou declaração de juros sobre o capital imputáveis ao dividendo do exercício em curso, ou ainda de períodos intermediários.

Conselho Fiscal

Compete à Diretoria da Companhia representar a Companhia, em juízo ou fora dele, seja ativa ou passivamente, perante terceiros e repartições públicas federais, estaduais ou municipais, bem como praticar de todos os atos regulares de gestão e os necessários ou convenientes à administração dos negócios sociais, respeitado o disposto na lei e no Estatuto Social, nos limites do Contrato de Concessão.

Não há definição ou individualização das responsabilidades dos diretores estatutários no Estatuto Social da Companhia, exceto pelas figuras do Diretor Presidente e do Diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores; entretanto, informamos abaixo as atribuições dos membros da Diretoria:

Membros do Conselho de Administração e Diretoria

Conselho de Administração
Nome Data de Nascimento Profissão CPF ou Passaporte Cargo Eletivo ocupado Data de eleição Data de posse Prazo de mandato Outros cargos ou funções exercidos na Companhia Indicação se foi eleito pelo controlador ou não
Natalia de Souza e Camargo Barros 22/01/1984 Advogada 326.630.858-12 Conselheiro 27/mai/2019 27/mai/2019 2 anos Não há Sim

Leonardo Armando Yamamoto

21/06/1980 Engenheiro de Computação 302.020.468-26 Conselheiro 27/mai/2019 27/mai/2019 2 anos Não há Sim
Daniel Krepel Goldberg 23/12/1975 Advogado 278.636.858-85 Conselheiro 27/mai/2019 27/mai/2019 2 anos Não há Sim
Felipe Ferreira Villar Coelho 30/06/1989 Engenheiro de Computação 137.816.727-94 Conselheiro 27/mai/2019 27/mai/2019 2 anos Não há Sim
Júlio César Duarte Perdigão 22/04/1965 Administrador de Empresas 576.018.876-34 Conselheiro 27/mai/2019 27/mai/2019 2 anos Não há Sim

 

Diretoria
Nome Data de Nascimento Profissão CPF ou Passaporte Cargo Eletivo ocupado Data de eleição Data de posse Prazo de mandato Outros cargos ou funções exercidos na Companhia Indicação se foi eleito pelo controlador ou não
Ana Carolina de Carvalho Farias 20/10/1977 Engenheira Civil 023.791.054-30 Diretora Presidente 01/set/17 01/set/17 AGO de 2020 Não há Sim
Augusto Cesar do Nascimento Beber 13/06/1983 Administrador 296.585.568-84 Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores 10/ago/16 10/ago/16 AGO de 2020 Não há Sim


Conselho de Administração

Natalia de Souza e Camargo Barros 

Conselheira de Administração da Companhia

Diretora responsável pela área de Compliance e gestão de riscos da Mubadala Consultoria Financeira e Gestora de Recursos Ltda. (“Mubadala”) e possui mais de 12 anos de experiência.
Iniciou sua carreira em 2003, no Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, onde ocupou a posição de Associate, atuando na área de financiamento de projetos e infraestrutura, assessorando diversos
investidores em licitações e concessões, bem como captação de recursos por meio de instrumentos como project finance, derivativos, fundos de investimentos, securitizações, emissões de títulos de dívida e outros valores mobiliários até 2010. Posteriormente, de 2011 a 2015 atuou na área de fusões e aquisições e societário no escritório Herbert Smith Freehills na Inglaterra.
Formada em Direto pela PUC-SP em 2007, é qualificada como advogada no Brasil e na Inglaterra (Solicitor of the Senior Courts of England & Wales) e possui mestrado Direito (LL.M) pela The London School of Economics and Political Science. 
Atualmente, desempenha a atividade de Diretora de Compliance e Risco da Mubadala.

O Profissional acima não foi condenado criminal ou administrativamente pela CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

Leonardo Armando Yamamoto
Conselheiro de Administração da Companhia

Líder da Mubadala e possui mais de 14 (quatorze) anos de experiência em atividades relacionadas à investimentos.
Iniciou sua carreira em 2003, no The Boston Consulting Group, onde ocupou a posição de consultor e era responsável por análises de posicionamento, estratégia, mercados e aquisições até o ano de 2006.
Posteriormente, foi associado na GP Investimentos, vice-presidente na Actis e diretor na H.I.G. Capital, responsável pelas atividades de originação, análise, execução e monitoramento de investimentos ilíquidos. Por último, assumiu a posição de diretor da Mubadala, onde é responsável por novos investimentos no Brasil.
Foi membro do conselho de administração da BR Properties, Cruzeiro do Sul Educacional, CelLep Idiomas, Eletromidia, Office Total e SuperCommerce.
Possui um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela Stanford GSB (2008) e graduação em Engenharia da Computação – UNICAMP (2003) e Engenharia de Telecomunicações – Grenoble INP (2002). Atualmente, desempenha a atividade de Líder de Investimentos em Fundos da Mubadala.

O Profissional acima não foi condenado criminal ou administrativamente pela CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

Daniel Krepel Goldberg
Conselheiro de Administração da Companhia

Bacharelado e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo, além de formado no Master of Laws pela Harvard Law School. 
Atua como sócio-gerente (managing partner) da Farallon Latin America Investimentos Ltda. desde 2011. Anteriormente, atuou como Presidente do Morgan Stanley no Brasil e chefiou a agência de defesa do
consumidor e antitruste do Brasil como Secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça.

O Profissional acima não foi condenado criminal ou administrativamente pela CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

Felipe Ferreira Villar Coelho
Conselheiro de Administração da Companhia

Formado em Engenharia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), atua como profissional de investimentos no escritório de São Paulo da Farallon Capital Management desde 2013. Detém a designação de CFA Charterholder desde 2016.

O Profissional acima não foi condenado criminal ou administrativamente pela CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

Júlio César Duarte Perdigão
Conselheiro de Administração da Companhia

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras MG, cursou MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Foi Diretor de Investimentos da Odebrecht Transport, Diretor Presidente das Concessionárias Rota dos Coqueiros (Odebrecht Transporte Grupo Comélio Brennand), Rota do Atlântico (Odebrecht Participações e Investimentos SA e INVEPAR) e Rota das Bandeiras, tendo participado de todo o processo de desenvolvimento e conquista do contrato de concessão da Rota do Atlântico e dos Coqueiros. Em janeiro/2019 assumiu a presidência da Odebrecht Rodovias.

O Profissional acima não foi condenado criminal ou administrativamente pela CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

 

Diretoria

Ana Carolina de Carvalho Farias
Diretora Presidente

Ingressou na OTP em 2014 vindo da Construtora Norberto Odebrecht - CNO, onde atuou desde 2001 no setor de obras de infraestrutura no Brasil tanto públicas quanto privadas, executando, dentre elas, projetos nas áreas de transportes rodoviários, ferroviários e aeroportuários. Seu histórico de projetos incluem as concessões rodoviárias do sistema Expressway em Suape – PE, do sistema Dom Pedro I – SP065 em Campinas – SP, além de obras públicas de duplicação da BR-101 em PE. Ana Carolina é formada em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e MBA pelo Instituição de Ensino INSPER.

O Profissional acima não foi condenado criminal ou administrativamente pela CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

Augusto Cesar do Nascimento Beber 
Diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores

Formado em Administração pela PUC-SP e MBA em Finanças pelo Insper. Com seis anos de Organização, teve passagens pelas áreas de Investimentos da Holding Odebrecht e Mercado de Rodovias da Odebrecht TransPort. Atualmente, estava apoiando o DA Rodovias nos assuntos da Rota das Fronteiras e em temas de Mercado.
 
O Profissional acima não foi condenado criminal ou administrativamente pela CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

 

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